terça-feira, 22 de dezembro de 2009

JCVPMadeira Presente na Noite do Mercado



A noite de 23 de Dezembro, a chamada noite do “mercado”, é uma longa e forte tradição. Nesta noite, o mercado dos Lavradores e as ruas mais próximas ganham vida. As flores, as frutas, os cestos de vime, os bordados e os legumes são os produtos trazidos para o mercado, logo de manhã cedo, pelos vendedores. Assim, as bancadas ficam recheadas dos mais variados produtos, de forma a serem uma atracção para os olhos de quem por lá passa.
Ir ao mercado, nesta noite é algo tradicional. Antigamente, fazer as últimas compras para a época natalícia era a principal tarefa. Actualmente as pessoas vão ao mercado, não tanto para comprar, mas para conviver.
Falar com os amigos, ouvir a música, vinda das várias barracas espalhadas pelas ruas próximas do mercado, e beber um copo são algumas das razões que levam as pessoas a saírem numa das noites mais longas do ano. Aliás, pelas 23h há mesmo um grupo de populares que invade a praça do peixe e canta em comunhão com todos muitos dos tradicionais cânticos de Natal.
É também, nesta noite, que se encontra a tradicional carne de vinha e alhos, e bebem-se umas (ponchas ou um copito de aguardente) como também o cacau quente à saúde de todos.
Este é mesmo para muitos o momento alto da quadra natalícia.

 A juventude Cruz Vermelha Madeira estará presente nesta grande noite não se esqueçam de a visitar

Feliz Natal! JCVPMadeira

Sem comentários: